Barro 2004 - 13 anos depois Itapemirim é condenada a pagar R$ 143,3 mil de indenização a filho que perdeu mãe em acidente

Ônibus sendo puxado por guincho.  Foto: Jarbas Oliveira/ Diário do Nordeste A 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do...

Icozeiro Sunset lança o VII Festival ICOZEIRO 2017 no pôr do sol do Centro Histórico de Icó


Os últimos raios sertanejos no Centro Histórico da tombada cidade de Icó, o Largo do Théberge, vistos do Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro (CACPAMM), no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia.

No feriado desta quarta-feira (15) da Proclamação da República, este será o cenário de lançamento do VII Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO 2017, evento gratuito de artes integradas que acontecerá entre os dias 18 e 30 de dezembro deste ano e que recebeu na última edição, em 2016, público estimado em 22 mil pessoas. 

Denominado "Icozeiro Sunset - Celebrando a vida", o lançamento do VII Festival ICOZEIRO será realizado a partir das 16h, gratuitamente, na entrada recuada do prédio tombado pelo IPHAN e visa confraternizar artistas, público e produção do evento, além de anunciar a contagem regressiva de um mês para a maratona cultural. O público é convidado a ir de branco.

PROGRAMAÇÃO - Às 16h, no final da tarde, o Grupo Aliar abre a programação cultural, com uma mistura de MPB e Pop, em uma apresentação até as 17h.

A seguir, será a vez de um momento de reflexão. entre 17h e 18h, através de uma roda de conversa com a participação do curso de Bacharelado em História da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e do Instituto de Estudos do Semiárido (IESA). 

A professora Polliana Luna Barreto, da disciplina de Gestão do Patrimônio e da coordenação de Estágio do curso, mediará o debate sobre as ações realizadas pelas disciplinas de Estágio 1 e 2 na preparação e execução do Projeto Festival ICOZEIRO 2017, com a participação de dois estudantes estagiários e um membro da Associação AMICÓ / Festival ICOZEIRO.

A seguir, às 19h, as apresentações serão retomadas com o Pop/Rock, MPB e Gospel do cantor Genivan Lima e a música instrumental do Quinteto de Metais Ikós. 

Haverá exposição "Arte com Sustentabilidade", do professor César Holanda, e haverá espaço aberto para intervenções artísticas durante a programação.

O Icozeiro Sunset - Celebrando a vida é uma realização da Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ), entidade privada sem fins lucrativos com atuação cultural criada em 2010, e conta com o apoio logístico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de Icó.

FESTIVAL ICOZEIRO - Realizado desde 2011 no Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro, no secular prédio da Antiga Casa de Câmara e Cadeia de Icó, o evento de artes integradas se consolida a cada ano e já recebeu um público total estimado em 75 mil pessoas nas seis edições realizadas.

O evento conta, anualmente, com diversificada programação, com a presença das linguagens de música, dança, circo, literatura, artesanato, comidas típicas, oficina, workhop, exposição e palestra.

Estão também presentes as ações paralelas, como o Troféu Louro Verde (pessoa física, pessoa jurídica e escola com atuação na questão ambiental) e o Concurso Literário Icoense (CLIC) poeta José de Oliveira Neto, que visa fomentar o fazer literário, além da Virada Cultural.

O Festival Icozeiro visa promover a integração e a valorização de todos os segmentos da cultura e da arte e estimular a criação e divulgação artístico/cultural em nosso município e dos municípios vizinhos.

O projeto-evento representou o Ceará e foi finalista do 30º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2017, na categoria IV - "excelência em gestão compartilhada do patrimônio".

 Com informações do VII Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO 2017 (Fotos: Divulgação)

TV Portal