Ceará - Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue tem início nesta segunda (20)

Foto: Agência Diáriohemoce
Tem início nesta segunda-feira (20) e vai até sábado (25) a 11ª edição da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Ao longo destes dias, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) organiza uma série de atividades e serviços, dentre os quais maquiagem, corte de cabelo e educação nutricional. “É uma forma de agradecer, de maneira diferente, aqueles que tiram um tempinho para realizar a doação, para ajudar aqueles pacientes que tão precisando”, explica Rita Guedes, assistente social do Hemoce.
Além disso, serão emitidas a 1ª e 2ª vias da carteira de identidade e a 1ª via do CPF. Para isso, a Secretaria de Justiça do Ceará (Sejus) montará o Balcão da Cidadania no Hemoce, na quinta-feira (23), das 9h às 16h.
O tema de 2017 da Semana do Doador no Ceará é “Você Doaria Sangue Para Mim?”. Rita diz qual o objetivo da campanha: “ela foca na manutenção dos nossos estoques para o fim do ano, período festivo e de feriados prolongados. Muita gente está em festa, mas a gente não pode esquecer que tem pessoas nos hospitais precisando”. As atividades funcionarão tanto na unidade do Hemoce localizado na Avenida José Bastos, 3390, no posto fixo no Instituto Dr. José Frota (IJF), quanto no interior, em Quixadá, Sobral, Crato, Juazeiro do Norte e Iguatu.
A expectativa, segundo o centro, é de que sejam coletadas 18 mil bolsas de sangue em todo o Ceará.
Requisitos para doar
Para que uma pessoa seja doadora de sangue, precisa ter entre 16 e 69 anospesar mais de 50 kg, estar bem alimentada e saudável. No momento da doação, é necessário apresentar um documento de identificação com foto. Para os menores de idade, é preciso mostrar o termo de consentimento (disponível no site do Hemoce) assinado pelos pais ou responsáveis, com cópia de documento com foto do representante legal anexada. Todos os tipos sanguíneos são necessários, mas especialmente os mais comuns nos cearenses: A positivo, O positivo e O negativo.

Programação do dia 20 (Fortaleza):
7h30: banda Major Xvier Torres da Polícia Militar do Ceará
8h às 11h: medição de glicemia; maquiagem e limpeza de pele; corte de cabelo
9h: show de humor da Madame Mastrogilda
14h às 16h: show de mágica com Thiago Eto; sessão de beleza (massagem e SPA das mãos); maquiagem e design de sobrancelhas
Conteúdo Rádio Verdes Mares 

TV Portal