III edição Night Fashion leva o melhor da moda aos pedrabranquenses

Fotos Vando Carlos Foi realizado na noite deste sábado (18), o  Night Fashion  Pedra Branca, que este ano de 2017 chega a s...

Governo do Ceará forma mais 1.350 policiais militares

Novos 1.350 soldados da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foram graduados nesta sexta-feira (20), em solenidade realizada no Centro de Eventos do Ceará. Presidido pelo governador Camilo Santana, acompanhado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, o evento marca o início de mais 1.282 homens e 68 mulheres no reforço da segurança estadual.

O efetivo corresponde à 1ª turma do concurso lançado pelo governador Camilo Santana em julho de 2016 – que convocará 4.200 PMs, distribuídos em três turmas. A 2ª turma aprovada no certame está em processo de formação na Academia Estadual de Segurança Pública desde julho último; e a 3ª turma já foi chamada para a etapa de inspeção de saúde.

De acordo com o governador Camilo Santana, a projeção é ter o efetivo total em atividade o mais breve possível. “Estes aprovados hoje vão imediatamente para as ruas e vão integrar a nossa estratégia de combater a violência”, adiantou. “Estou muito feliz com esta nova turma e não temos medido esforços para aumentar o efetivo do Ceará e para manter os investimentos em segurança pública”, continuou o chefe do Executivo.

Com a turma graduada nesta sexta-feira, o Governo do Ceará integrou à corporação militar, desde 2015, 2.786 PMs, entre oficiais e praças. Acrescentados aos efetivos nomeados da Polícia Civil (650), do Corpo de Bombeiros (275) e da Perícia Forense (108), o reforço nos últimos anos é de 3.819 profissionais. Somados aos próximos 2.800 soldados que serão formados, referentes às 2ª e 3ª turmas do último concurso, o número alcança a marca de mais de 6.600 profissionais em campo.

De acordo com o secretário André Costa, a sensação de segurança da população vai aumentar, principalmente, em áreas demandantes de Fortaleza. “Eles vão reforçar diversos pontos na Capital. Vamos reforçar o Centro, as áreas turísticas da Beira-Mar, Praia do Futuro, Praia de Iracema e os grandes corredores, como a Santos Dumont, Bezerra de Menezes, Virgílio Távora e várias outras áreas”, destacou o titular da SSPDS. “Também vamos atuar na Região Metropolitana e nas cidades de Juazeiro do Norte e Sobral”, estendeu.

O secretário frisou, ainda, que a segurança será ampliada com as segunda e terceira turmas, que já devem ser convocadas em breve. “Vamos intensificar o trabalho com os novos policiais e perseguir a redução dos índices de criminalidade no Ceará”, enfatizou.
Conquistas, sonhos e expectativas

Durante todo o período da capacitação, conta Caio Rodrigo Fernandes, de 24 anos, um dos formandos, a graduação foi o momento mais esperado. “Creio que por todos, né? É um momento de glória por ter conseguido superar todas as etapas, as dificuldades. É um momento maravilhoso, pois batalhamos muito para estar aqui. É viver um sonho”, orgulhou-se. De família de militares, Fernandes rememora que convive, “desde pequeno, com esse sentimento de querer fazer o que eles (familiares) faziam”. “A gente espera que, com o apoio do secretário (André Costa), do governador (Camilo Santana), que vem acontecendo de maneira grandiosa, possamos servir à sociedade da melhor forma possível”, concluiu.

A formanda Carolina Carvalho, 22, relatou que todas as etapas da formação valeram à pena. E que faria tudo novamente. “Estou com orgulho de mim e dos meus colegas porque, para muitos, é um sonho conquistar esse cargo, de soldado da PM, e servir à sociedade. É muita felicidade”, emocionou-se. A nova policial militar destacou, ainda, que ser mulher num ambiente majoritariamente masculino exige mais disciplina. “É complicado, pois é uma profissão que exige mais da mulher, mais compromisso, mais dedicação, mas eu tenho certeza de que as profissionais que estão aqui vieram pra fazer a diferença”, garantiu.


Mãe de um dos formandos, Lúcia Alves, 54, não conteve a alegria em ver o filho Roniel Alves, 24, tornando-se membro da Polícia Militar. “Porque eu nunca pensei que teria um filho tão dedicado, tão engajado (na área) da segurança”, justificou. “A expectativa é de ver meu filho contribuindo para o bem da sociedade, com muita bondade, muita seriedade, muita honestidade. Precisamos de coisas boas. Vamos confiar neles e em Deus, né?”, manteve a fé.

FormaçãoA 1ª turma de candidatos aprovados no concurso iniciou o Curso de Formação Profissional para Carreira de Praças da Polícia Militar do Ceará (CFPCPPM) em abril deste ano. Promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), a capacitação teve carga horária de 1.020 horas/aula, formatadas com base na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (Senasp/MJ). Incluindo aulas teóricas e práticas, os soldados tiveram acesso a conteúdos como Sociedade, Ética e Cidadania; Tiro Policial Defensivo; Direitos Humanos e Gestão de Conflitos e Eventos, por exemplo.



Fonte: SSPDS

TV Portal