TV Portal

Curso de História da UFCA em Icó apresenta trabalhos científicos em eventos estaduais



XVI Congresso de História da Educação do Ceará e IV Mostra UFCA. Estes foram os eventos científicos recentes que receberam a submissão e aprovaram os trabalhos do curso de Bacharelado em História com ênfase em Gestão do Patrimônio da Universidade Federal do Cariri (UFCA) em Icó.

Apesar da recente oficialização do processo de extinção do curso de Bacharelado em História pelo Conselho Superior Pro tempore da UFCA, a divulgação da produção científica demonstra a continuidade das ações acadêmicas dos docentes e discentes do curso e sua importância para refletir sobre a comunidade.

O XVI Congresso de História da Educação do Ceará, realizado nos últimos dias 22 a 24 de setembro, contou com a apresentação do trabalho "Educação Patrimonial: Um processo de resgate e valorização da Rua do Meio", dentro do eixo temático 8 "Arquitetura, Educação Patrimonial e Pesquisa Histórica".

Além deste, nessa segunda (02), a Comissão Organizadora da IV Mostra UFCA divulgou o resultado das propostas de trabalhos a serem apresentados durante o evento, que ocorre de 23 a 27 de outubro de 2017. 

Do curso de Bacharelado em História, três trabalhos foram aprovados: "Análise da implementação da Casa do Patrimônio de Icó", "Educação Patrimonial: Uma experiência extensionista em Icó" e "Patrimônio de Todos? A relação entre o processo de tombamento e a propriedade privada em Icó-CE".

PRESENÇA - Outra participação realizada por bacharelandos e professores do curso de História aconteceu, recentemente, na 11ª Primavera dos Museus, realizada na Casa de Cultura de Icó Mariinha Graça, no dia 20 de setembro, em uma roda de conversa sobre o Patrimônio e Memórias de Icó intitulada “O Icó e suas relações com a Educação Patrimonial”. 

Além disso, na Semana do Patrimônio, ocorrida entre os dias 16 e 19 de agosto deste ano, foi realizado um momento com o balanço de atividades nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e cultura pela UFCA e curso de Bacharelado em História de Icó, desde o início das atividades.
Fonte: Icó é Notícia