TV Portal

Ceará tem 10 barragens com estrutura comprometida, açude Trapiá aparece na lista


Foto Arquivo Portal


Pelo menos dez barragens do Ceará estão com estrutura comprometida e precisam de reparos para evitar danos em possíveis acidentes. O diagnóstico faz parte do Relatório de Segurança de Barragens 2016 da Agência Nacional de Águas (ANA).
O levantamento aponta pelo menos 25 barragens em todo o país nessa situação. 

Para identificar as barragens com problemas, a ANA ouviu 43 órgãos de fiscalização estaduais e federais. Deste, nove responderam e apontaram 25 barramentos com dados estruturais que afetam a segurança.

Entre as barragens públicas, a maioria é de reservatórios de água ou açudes – sendo a maior parte no Ceará, onde os órgãos de fiscalização apontaram 10 com estrutura comprometida. 
Destas, sete são geridas pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, responsável pela gestão de água bruta no Estado.

Entre elas quatro (04) são das regiões do sertão, Central, Crateús e Inhamuns.
Em Pedra Branca aparece o açude Trapiá,  São José II em Piquet Carneiro,   açude Cupim em Independência,  São José III em Ipaporanga e o Facundo em Parambu
Gráfico  do Diário do Nordeste 


Nota


Em nota a Cogerh informou que o relatório recém divulgado pela ANA contém informações fornecidas pelo Ceará relativas à situação de barragens monitoradas ainda em 2014.
Os problemas identificados pela Cogerh – e repassados à Agência Nacional de Águas – eram, na sua maioria, de baixa complexidade, como pequenas erosões (comuns após o período de chuvas e crescimento de mato nas estruturas das barragens, também, comuns após o tempo de chuvas).
Das 10 barragens identificadas com algum tipo de problema no relatório, sete são monitoradas pela Cogerh.
Dessas sete, cinco já tiveram os problemas identificados resolvidos.
São elas: Facundo, São José II, Trapiá, São José III, e Valério.
Os reparos necessários nas barragens Tijuquinha e Cupim já estão providenciados. Os processos licitatórios encontram-se para análise da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Portal de Notícia CE