TV Portal

Pedra Branca - Alunos do Curso de Informática da Escola Profissional resgatam a história, cultura e costumes do Nordeste através do teatro de rua.



Quanto mais Nordestino Sou, Mais Orgulho eu Tenho de Ser, conta sua história através de teatro mambembe e teatro de rua, que viaja todo o Nordeste brasileiro mostrando um pouco da cultura, cantigas e história desta região tão marcada pelo sofrimento e tristeza causados pela seca, mas, que mesmo assim, seu povo não deixa de ter alegria, humor e muita história pra contar. 

A aventura começa no estado da Bahia e termina com uma história de amor na Terra da Luz, no nosso Ceará. Ao longo da história são retratadas figuras folclóricas, como o Bumba-meu-Boi do Maranhão e o vaqueiro do Piauí, o Ganzabumba com o Bafo de Fogo de Sergipe, o Maracatú de Pernambuco e o São João que está presente em toda região. 
Na oportunidade, o roteiro adaptado traz pessoas importantes que marcaram a história desta região, como Lampião, Maria Bonita e Aurélio Buarque de Holanda da Paraíba, o povo do Rio Grande do Norte e Djavan de Alogoas.  Rossicleia, Padre Cícero Romão e o Dragão do Mar, personalidades históricas e humorísticas do Estado do Ceará, chegam para enriquecer a história com a figura lendária Iracema dos lábios de mel. Em breve, o grupo se apresentará para o público pedrabranquense.

O  teatro  foi desenvolvido pelos alunos da EEEP Antônio rodrigues, com orientação e direção do professor Cláudio Matias e Rogério .

Portal de Noticia CE com informações de Felipe Alves