Defesa Civil Estadual conclui capacitação no Cariri



A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec-CE), vinculada ao Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), em parceria com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil do Crato, concluiu na última sexta-feira (15) a segunda capacitação do Programa de Formação para o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) na região do Cariri. O evento foi realizado no Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA, na Av. José Alves de Figueiredo, S/N, Centro, Crato-CE, e contou com a participação de 32 agentes de cinco municípios: Araripe, Boa Viagem, Campos Sales, Crato e Juazeiro do Norte.

Na capacitação, de 40 horas/aula, foram aplicados os módulos III - Gerenciamento de Desastres, Decretação e Reconhecimento Federal e Gestão de Recursos Federais em Proteção e Defesa Civil para Resposta; e IV - Gestão de Recursos Federais em Proteção e Defesa Civil para Reconstrução.

“O momento foi uma oportunidade para os municípios da região se familiarizarem com os procedimentos do SINPDEC para o socorro e assistência aos afetados por desastres, bem como para o restabelecimento dos serviços essenciais prejudicados e reconstrução de áreas afetadas”, explica o capitão Aluizio Freitas, responsável pelo setor de minimização de desastres da Cedec e instrutor do curso, .

O Programa de Formação é constituído por cinco módulos e a meta é aplicá-los em todas as macrorregiões do Estado até o final de 2018. Os dois primeiros módulos foram abordados na região do Cariri no mês de maio deste ano. A expectativa é que o último módulo seja aplicado no primeiro semestre de 2018.

As inscrições para os primeiros cursos serão divulgadas no sítio eletrônico da CEDEC. Mais informações sobre o Programa de Capacitação podem ser solicitadas nos telefones (85) 3101-4582 / 98899-1137 ou no e-mail defesacivil@cb.ce.gov.br.


Fonte: SSPDS

TV Portal