Cerca de 17 quilos de drogas e armas de fogos são apreendidos em operação policial em Russas

Uma operação desencadeada, nesta manhã (20), pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e suas vinculadas - Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense do Estado do Ceará - na cidade de Russas, Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Ceará, resultou nas prisões de cinco pessoas e nas apreensões de 17 quilos de drogas e três armas de fogo. 
Além do material ilícito, os profissionais de segurança recuperaram duas motocicletas, que apresentavam queixa de roubo.  
A ofensiva denominada de "Chacal", que também contou com o apoio da aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), foi acompanhada pelo próprio secretário da SSPDS, André Costa; e pelo delegado geral da Polícia Civil, Everardo Lima. 

No total, foram empregados cerca de 145 agentes de segurança, em 45 viaturas, que cumpriram 34 mandados de busca e apreensão. 
Os trabalhos de investigação foram desenvolvidos pela Delegacia Regional de Russas, e tiveram como alvos, os crimes de homicídios, tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro. "Esta ação é importante para a região, como outras que já realizamos em mais de 60 cidades do Ceará, porque tira de circulação pessoas envolvidas em crimes violentos. Apesar do bom resultado, hoje, não estamos satisfeitos. 
Intensificaremos as saturações da Polícia Militar, e as investigações da Polícia Civil, para proporcionarmos o melhor para a população do Vale do Jaguaribe e de todo o Estado", destacou André Costa.As prisões ocorreram nas localidades de Sítio Pedro Ribeiro, Sítio Canto, Brejo e Multirão Velho. 
Foram apreendidos um revólver calibre 38 - que era de propriedade do policial militar, José Valmir Pereira, morto em 2008, durante uma perseguição em Fortaleza e que se encontrava em situação de perdida; uma pistola .40, um rifle calibre 20, três simulacros de pistola, dois carregadores e 38 munições. 


As buscas resultaram, ainda, nas apreensões de cerca de 17 quilos de drogas, entre maconha e cocaína; além de 16 quilos de uréia, que é utilizada para potencializar os efeitos dos entorpecentes. Uma quantia de R$ 11 mil foi encontrada durante as buscas nas residências abordadas, e de acordo com os levantamentos, há indícidios que os valores sejam oriundos do tráfico de entorpecentes. Todo o grupo e os materiais foram conduzidos para a sede da Delegacia Regional de Russas, onde os flagrantes foram realizados. 
Fonte: SSPDS

TV Portal