TV Portal

Secretaria da Segurança Pública apóia ações da Associação Peter Pan e participa de campanha do McDia Feliz



 
O McDia Feliz, promovido pelo Instituto Ronald McDonald em prol de crianças e adolescentes com câncer, ganhou força no Ceará com o engajamento das Forças de Segurança do Estado na causa. Na manhã de hoje (26) – a exatamente um mês do dia nacional de mobilização (26 de agosto de 2017) –, representantes da Associação Peter Pan e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) se reuniram para planejar atividades que convidam os servidores e colaboradores da pasta e de suas vinculadas – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense e Academia Estadual de Segurança Pública – ao ato de solidariedade. A campanha, a nível internacional, foi lançada em território cearense no último dia 13, com a presença do Secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa.

A renda obtida com a venda do sanduíche BigMac no dia 26 de agosto, último sábado do mês, é dedicada ao tratamento de crianças e adolescentes com câncer em diversas instituições pelo país. Enquanto uma pessoa compra um BigMac (R$ 15,50) em qualquer uma das lojas da rede McDonalds espalhadas pelo Brasil, o valor arrecadado com o sanduíche é destinado a instituições que prestam assistência a meninos e meninas com a doença, com o objetivo de contribuir com o aumento dos índices de cura. A campanha mobiliza pessoas de todas as idades a apoiarem iniciativas de enfrentamento ao câncer infantojuvenil. No Ceará, todo o valor arrecadado no McDia Feliz com as vendas de Big Mac será doado à Associação Peter Pan, que assiste cerca de 2.400 crianças e atua em parceria com o Hospital Albert Sabin. O dia de mobilização é nacionalmente colocado em prática no último sábado do mês de agosto. 

Para a presidente da Associação Peter Pan, Olga Espíndola Freire, o envolvimento da SSPDS “pode virar um case de sucesso para que outras secretarias de Estado apóiem a causa”. O encontro, realizado na sede da SSPDS, contou com a presença de Olga, de José Górki, que gerencia programas sociais dentro da instituição, e de Baltazar Moreira, que coordena a campanha. Eles se reuniram com o secretário executivo, Adriano de Assis Sales e coordenadores da Segurança Pública. O empenho da Pasta também se estendeu por suas vinculadas Polícia Civil (PCCE), Polícia Militar (PMCE), Corpo de Bombeiros (CBMCE) e Perícia Forense (Pefoce), além da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Uma das formas de contribuição da Segurança com a campanha é a venda antecipada de dois mil tickets. Cada um custa R$ 15,50, que é o valor do sanduíche, mas só podem ser trocados nas lanchonetes no dia da campanha – 26 de agosto. Os exibíveis estarão disponíveis na sede SSPDS, em suas vinculadas e também nos Colégios da PMCE e do CBMCE - Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó (CPMGEF), em Fortaleza; Colégio da Polícia Militar do Ceará Coronel Hervano Macedo Junior (CPMCHMJ), em Juazeiro do Norte; e Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Rachel de Queiroz (CMCB), em Fortaleza.




Aproximar ainda mais os servidores do Sistema de Segurança de iniciativas que visam o bem comum é uma meta diária para o secretário da SSPDS, André Costa. “Trabalhamos rotineiramente salvando e protegendo vidas e a solidariedade é um combustível muito importante no nosso dia-a-dia, por isso tenho certeza do engajamento de todos nessa campanha em prol da Associação Peter Pan”, destacou o secretário.

Para adiquirir o ticket, sendo servidor do Sistema de Segurança, basta se dirigir a um dos locais citados ou, no caso de uma pessoa que não é servidora, à Associação Peter Pan. A instituição distribuiu duas mil unidades para serem vendidas entre os servidores e colaboradores da SSPDS, mas existem outros, no mínimo, 28 mil tickets a espera de pessoas, empresas, grupos de amigos, familiares e de quem mais quiser ajudar. Ao todo, a Associação recebeu um número mínimo de 30 mil exibíveis, ofertados pelo Instituto Ronald McDonald. Para a instituição, a vantagem de vender de forma antecipada é que a verba já fica lá. A renda das vendas feitas nas lojas situadas no Ceará, no dia 26, também será destinada à Associação, posteriormente.

A Associação Peter Pan, criada no ano de 1996, desenvolve 22 programas de assistência aos pequenos pacientes, como doação de fraldas, cestas nutricionais e medicamentos, entre vários outros benefícios. Segundo Olga Espíndola, o valor arrecadado no McDia vai viabilizar a conclusão de um andar e dobrar o número de leitos, ampliando o atendimento da instituição. Além de levar solidariedade e auxílio para a garotada que enfrenta o câncer, os representantes da Associação Peter Pan ainda realizam palestras e apresentações teatrais educativas sobre a causa. As atividades também podem ser desenvolvidas por voluntários.

McDia Feliz

O McDia Feliz foi criado no Canadá em 1977 e 11 anos depois chegou ao Brasil. No Ceará, a campanha se iniciou em 1999, já voltada para o auxílio à Associação Peter Pan. Além da Capital cearense, as cidades de Sobral e Juazeiro do Norte, que também concentram lojas da Rede McDonalds, participam da causa. O Governo do Estado do Ceará não cobra neste dia o imposto estadual que normalmente incide sobre o sanduíche como forma de apoiar a iniciativa.

Fonte: SSPDS