TV Portal

Click e Ouça a FM Opção de Pedra Branca

Acontece hoje a capacitação para manejo de arboviroses em Quixadá

alt
*Fotos Assessoria de Comunicação do HRC

O município de Quixadá, no Sertão Central, recebe capacitação de manejo clínico de arboviroses para médicos neste dia 4 de julho, das 13 às 17 horas, na Unicatólica, que fica na Rua Juvêncio Alves, 660, Centro. Será o sétimo evento com essas características no Ceará. Nos seis primeiros, realizados em Fortaleza (três capacitações), Sobral, Juazeiro do Norte e Russas, foram capacitados 339 profissionais para o manejo clínico de doenças como dengue, zika e chikungunya.
A capacitação do manejo clínico das arboviroses reuniu representantes da saúde de 47 municípios da Macrorregião de Saúde do Cariri na última terça-feira, 27 de junho, em Juazeiro do Norte. O evento, realizado no auditório da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ), bateu recorde de público até agora. Na plateia, 166 participantes ouviram atentos as palestras.

Arboviroses

Arboviroses são as doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. O Plano Estadual de Vigilância e Controle das Arboviroses, lançado no dia 30 de novembro de 2016, define responsabilidades dos níveis estadual, regional e municipal quanto às ações de vigilância epidemiológica, vigilância laboratorial e controle vetorial em períodos não epidêmicos e endêmicos dessas doenças.

Com o lançamento das Ações Estratégicas de Combate ao mosquito Aedes aegypti, feito pelo governador Camilo Santana, no último dia12 de junho, foi instituído incentivo de R$ 10 milhões para os municípios que atingirem os melhores resultados no enfrentamento às arboviroses. Para receber esses recursos, as cidades cearenses precisam atender a critérios de execução das ações previstas no período de julho a dezembro de 2017, como monitorar permanentemente indicadores que apresentem impacto na redução do número de casos das doenças provocadas pelo mosquito.


Assessora de Imprensa Hospital Regional do Cariri