TV Portal

Click e Ouça a FM Opção de Pedra Branca

Inscrições abertas para seminário sobre violência institucional contra a pessoa idosa

Direcionado aos profissionais que atuam na Rede Social de Proteção à Pessoa Idosa, o Seminário “Violência Institucional Contra a Pessoa Idosa” está com inscrições abertas e acontecerá no dia 13 de junho, das 8h às 12h, no salão de eventos do Shopping Rio Mar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100) em Fortaleza. Deseja-se, com a iniciativa, promover o engajamento da sociedade civil com a comunidade idosa institucionalizada em abrigos.
O seminário terá duas mesas temáticas: as políticas públicas e da saúde voltadas à população idosa; e os aspectos jurídicos da violência institucional contra o idoso, face ao Estatuto da Pessoa Idosa. O encerramento do encontro acontecerá com uma visita ao Abrigo Olavo Bilac, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), localizado na Avenida Olavo Bilac, 1280, bairro São Gerardo. Esta é a única instituição pública de longa permanência para idosos em Fortaleza.
O evento é promovido pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através das 17ª e 19ª Promotorias de Justiça Cíveis de Fortaleza, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Conselhos Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI) e Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). O seminário faz referência ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, dia 15 de junho.
Acesse aqui a programação completa.
8h Recepção
8h40 Abertura oficial
9h Mesa 1 “As políticas públicas voltadas à proteção da pessoa idosa contra a violência institucional no município de Fortaleza”.
10h Mesa 2 “Aspectos jurídicos da violência institucional contra o idoso face à Lei nº 10.741/2003
12h Encerramento: visita à unidade Abrigo de Idosos Olavo Bilac (STDS)

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará