TV Portal

Reta final - Funceme não registra chuva em nenhum município nesta quarta (07), os açudes estão com apenas 12.5%





A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), não registrou chuva em nenhum dos 184 municípios do estado  nesta quarta-feira (07).

O período chuvoso do estado encerrou oficialmente nesta semana, o que não impede de ser registrado algumas precipitações ainda.

Mesmo com as chuvas registradas nos últimos meses no estado, não foi suficiente para regularizar o abastecimento dos municípios.
Segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (cogerh), os reservatórios cearenses estão com apenas 12,5%.
O Castanhão, o maior açude do estado e responsável pelo abastecimento da capital Fortaleza, está com apenas 5,59%.

Dos 153 açudes monitorados pelo estado, a penas 9 estão sangrando, 103 estão abaixo dos 30%. e 41 estão secos.


Foto Arquivo Portal



O município de Pedra Branca,  vive a pior crise hídrica de sua história,  com apenas os  dois açude monitorados pelo governo estadual;  O Trapiá na sede e o Capitão Mor na zona rural.
O reservatório da cidade está praticamente seco, com 0,08% e o da zona rural chegou a menos de 10 %, mas preciso 9,65% da capacidade.
No mês de abril nossa reportagem percorreu o município, mostrando como se encontravam os principais reservatórios. Onde a população ainda tinha fé no "inverno", mas a chuva não veio nos locais necessários.  
Confira:



Atualmente o município é abastecido pela operação carro-pipa do governo federal, onde somente a zona rural esta sendo coberta pelo programa.
A cidade segue sem expectativas para a volta da operação.
Em quanto isto a prefeitura tenta com 06 carros-pipas amenizar a situação dos pedrabraquenses. 
Que não é nada fácil, chegando a ser matéria a nível estadual.




Nestes próximos (06) seis meses a situação tende a se agravar em todo estado.

Portal de Notícia CE