Secretários de Saúde de 39 municípios se reúnem em Quixadá


Quixadá
O Seminário Macrorregional da Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde (PGASS), nesta terça-feira (09) aconteceu em Quixadá com os prefeitos, secretários, promotores e juízes das regionais do Sertão Central, Baixo Jaguaribe e Litoral Leste, o Secretário de Saúde Henrique Javi comandou a apresentação das novas ações do Governo Estadual na saúde.
O Coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, Weliton Xavier, lembra da importância deste evento realizado em Quixadá, “voltamos a receber a importância que temos no Estado”, salientou o coordenador. Em nome dos municípios, o prefeito de Quixadá, Ilário Marques, avaliou a dificuldade da patacão diante do quadro de restrição orçamentária. “O grande desafio é fazer mais com menos, é fazer mais com o que já temos”, ponderou o prefeito. O representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/CE), Ângelo Nóbrega, demonstrou otimismo com o processo de pactuação. “Temos plena certeza que só teremos a ganhar”.
Rômulo Filho, secretario de saúde de Quixeramobim, “a ideia é muito boa, porém precisamos discutir com mais tempo” afirmou o Rômulo. Em seu município onde encontra-se o Hospital Regional do Sertão Central que ainda não está em funcionamento, segundo informou o secretario Henrique Javi que ainda neste semestre deve iniciar o funcionamento, profissionais estão sendo contratados para permitir o funcionamento do Hospital Regional.
A conclusão da primeira etapa, com a realização dos seminários, terá como produto a pactuação explicitando compromissos assumidos entre os gestores de cada Região de Saúde e a identificação de vazios assistenciais. Na quarta e na quinta-feira, 10 e 11 de maio, serão realizados seminários macrorregionais em Sobral e Fortaleza.
Sertão Alerta

TV Portal