MPCE participa de encontro nacional para discutir atuação na área criminal



O Ministério Público de Estado do Ceará (MPCE) participou, na última sexta-feira (26/05), do 4º Encontro Nacional dos Coordenadores de Centros de Apoio Operacionais Criminais do Ministério Público brasileiro. Realizado na sede do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o evento proporcionou aos participantes a troca de experiências e atividades que estão sendo realizadas pelos Centros de Apoio Operacional Criminais do país.
Na reunião, os representantes do Ministério Público de 13 estados conheceram a realidade de cada um no enfrentamento de questões sobre temas como controle externo da atividade policial, Tribunal do Júri, audiência de custódia, segurança pública, acesso a banco de dados, atendimento a vítimas, programas e projetos. Eles discutiram também a criação de um banco de dados único de abrangência nacional e criaram uma comissão, composta por um representante de cada uma das cinco regiões do país, responsável por articular a constituição do grupo frente ao Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG).
O MPCE foi representado pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOCRIM) do Ministério Público de Estado do Ceará (MPCE), promotora de Justiça Flávia Unneberg. Segundo ela, o encontro atingiu o objetivo de consolidar um melhor canal de comunicação entre os coordenadores dos Centros de Apoio Operacional Criminais. “Debatemos formas de integrar e compartilhar as vivências e dificuldades na nossa área de atuação para uniformizarmos o tratamento da questão criminal entre os MPs estaduais. Foram compartilhadas ferramentas, boas práticas, ideias, tudo com a intenção de promover realmente uma aproximação maior de experiências entre as instituições”, avalia.
Com informações da COMSO/MPSC
Assessoria de Imprensa

TV Portal