Escola profissionalizante de Pedra Branca realiza ações e homenagens na VI Semana da Enfermagem

VI SEMANA DA ENFERMAGEM DA EEEP ANTÔNIO RODRIGUES DE OLIVEIRA
ENFERMAGEM É A ARTE DO CUIDAR, E NÓS SOMOS ARTISTAS DESSA CIÊNCIA

Pedra Branca - A semana da Enfermagem ocorre do dia 12 à 20 de maio, quando acontecem várias ações para homenagear essa classe tão importante para o provimento, manutenção e reestabelecimento da saúde das pessoas.



A pioneira da Enfermagem no mundo foi Florence Nightingale (1820 - 1910) italiana que recebera suposto chamado divino. Ela então alistou-se no exército para ajudar feridos durante a guerra da Criméia, praticando atos de higiene em 1854. Ana Nery é considerada a pioneira da enfermagem no Brasil, destacando-se na guerra do Paraguai.
Durante a semana da Enfermagem um dos momentos mais aguardados é a escolha da “Dama da Lâmpada”, momento no qual uma aluna do segundo ano é escolhida para simbolizar o curso de Enfermagem. No ano de 2017 a escolhida foi Viviane Farias (Maynara Cavalcante – 2013; Beatriz Gomes – 2014; Brenda Geórgia – 2015; Ana Natalice – 2016).
O título a “Dama da Lâmpada” surgiu em homenagem à Florence Nightingale que, por causa de seus cuidados a mortalidade na enfermaria decresceu de 40% para 2%. Os soldados fizeram-na seu anjo da guarda, sendo imortalizada como a “Dama da Lâmpada”, porque, de lâmpada na mão percorreu as enfermarias atendendo aos doentes.
Criado também a honraria de Cavalheiro da Lâmpada, em virtude do aumento de homens no curso. O Cavalheiro da Lâmpada Matheus Pereira, aluno do 3º ano em enfermagem, passou o título para o atual Cavalheiro Marcos Gabriel, aluno esse do 2º ano em enfermagem.
Durante o evento alunos do segundo ano desenvolveram ações na praça Nossa Senhora de Fátima pela manhã do dia 17 de maio, atendendo toda a comunidade de Pedra Branca. Foram realizadas ações como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, orientações de prevenção e controle de doenças cardiovasculares, diabetes mellitus e DST/AIDS. 


Na manhã do dia 18 de maio alunos do primeiro ano cantaram o hino da Enfermagem no auditório da escola. Em seguida foi realizada peça teatral sobre a importância do SUS.
Para o encerramento foram ministradas palestras sobre sexualidade, transtornos mentais e câncer.

TV Portal