Após declarações do prefeito de Pedra Branca, APEOC divulga vídeo com nota de esclarecimento

A Comissão Municipal do Sindicato APEOC de Pedra Branca,   divulgou um vídeo com uma nota de esclarecimento, após   declarações do...

Preocupante - Chuvas tem sido insuficiente para acumular água nos três principais açudes de Pedra Branca

Açude Trapiá continua sem acumular água (Fotos Vando Carlos) 
Os pedrabranquenses  seguem preocupados com a situação hídrica, principalmente da sede do município, onde menos choveu no final de semana passado, quando o estado do Ceará registrou grande precipitações.
Algumas pouca regiões do município houve registro de boas chuvas, somente a região da Santa Rita onde registrou chuva de mais de 100 mm e a região de Milagres na divisa com o município de Tauá, onde chovem 125 mm.
As demais regiões  choveu em torno de 60 mm.
Com isto, os munícipes se encontra apreensivos, pois o açude Trapiá, principal reservatório, sendo responsável pelo abastecimento da sede e de Mineirolândia  ainda não acumulou água, e segue seco.
O cenário da maior parte dos açudes do Ceará de  acordo com a Cogerh, está abaixo dos 30% da capacidade. Sendo 134 dos 153 reservatórios. 
Açude Capitão Mor (Arquivo Vando Carlos)

Entre estes açudes está o Capitão Mor que fica 68 KM da sede, hoje se encontra com 10,65% de sua capacidade. Nas chuvas de sábado passado, o rio que tem o mesmo nome chegou registrar uma enchente, porém, pela quantidade de bancos de areia existente no leito do rio, a água não chegou ao reservatório.


Açude do Riachão do Banabuiú tem capacidade de 8 milhões de metros cúbicos (Foto Arquivo Vando Carlos)

Outro reservatório que aguar  boas chuvas para acumulara aguá  é o Açude do Riachão do Banabuiú, este com capacidade de 8 milhões de metros cúbicos, sendo o segundo maior açude do município.
Desde sua construção no ano de 2012, o mesmo nunca acumulou água e continua na espera.  


Quase uma semana que não chove em Pedra Branca, e as previsões de bom inverno não são otimistas 
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe),divulgou em São Paulo, a sua previsão para fevereiro/março/abril e, por enquanto, o prognóstico para a quadra chuvosa do Ceará é de chuvas abaixo da média histórica. 
Portal de Noticia CE

TV Portal