TV Portal

Pedrabranquenses fazem peregrinação por água após sete dias de paralisação da operação carro-pipa

Foto: Arquivo Portal

Com chegada de 2017 os pedrabranquenses esperavam dias melhores, com um bom inverno para recarregar os reservatórios que abastece a zona urbana e rural.

A cidade de Pedra Branca conhecida por seu clima ameno, deste de julho de 2016 a população vem sendo abastecida por carros-pipa, com água vinda da Cagece da cidade de Tauá.

Já iniciamos o segundo mês do ano, e as chuvas tão esperadas foram minimas, sendo registrados apenas 60.0 mm na sede do município.

Nestes mês de fevereiro ainda não choveu e as previsões tem sido desanimadoras, como informou o prognóstico do Inpe,  divulgado na ultima sexta-feira (03), que aponta chuva abaixo da média nos próximos meses no Ceará.
A sede do município de Pedra Branca se encontra desabastecida, pois os carros-pipa pararam o abastecimento com final do último contrato ocorrido no início deste mês. O problema já dura uma semana.

Nossa reportagem conversou  com Danilo Leitecoordenador  da Defesa Civil do município, o mesmo falou que o problema deverá ser resolvido na próxima semana com o repasse da verba federal, onde o exercito acinará contrato por mais três meses. 
Danilo informou ainda que se encontra na sede do município duas  equipes, uma perfurando novos poços e outra limpando os já existentes.
O problema é que o lençol freático do município está secando, devido a longa estiagem, 
vários poços tanto público, com de particulares, tiveram vazão reduzida, e alguns vinharam a secar, o que preocupa à todos. 

Com a falta de água nos chafarizes, a venda do liquido aumentou,  onde mil litros de água estão sendo vendidos de 25 a 30 reais.
Foto: Reprodução

Mas os que não tem condições financeiras de comprar água ou não tem um poço próximo a sua residência,  tem buscado outras alternativas, por exemplo, moradores do Bairro Santa Maria tem ido até uma fazenda próxima, que pertence ao ex-prefeito Pedro Paraibano, onde tem conseguido água em um cacimbão. De manhã cedo é grande o fluxo de pessoas.

A população só resta esperar que as previsões do tempo errem, e que venha muita chuva para que os reservatórios acumulem água, pois só assim será resolvido o problema de Pedra Branca e de todo o estado.
Portal de Notícia CE