Pedra Branca - Voluntários vão ao lixão entregar vale cesta a catadores e se emocionam com a situação

Em cenas vistas somente em reportagens especiais de emissoras de TV, realizadas em grandes centros urbanos deste país, uma equipe de v...

Funceme prevê volta das chuvas na segunda quinzena de fevereiro

Foto Arquivo Portal


De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), não houve registro de chuva em nenhum município cearense, neste domingo, 5. Este é o segundo dia consecutivo sem incidência de chuva em qualquer das regiões, já que no último sábado, dia 4, também foi sem registro de qualquer atividade pluviométrica. 
Zona de Convergência
A Fundação colhe dados diariamente de nove regiões com diversos postos de medição das precipitações. São eles: Cariri, Ibiapaba, região Jaguaribana, do Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Litoral Norte, Maciço de Baturité e Sertão Central e Inhamuns. De acordo com a Fundação, está previsto um período de pequena escassez causado pela falta de um sistema de meteorologia atuante, que possa trazer chuva. A Zona de Convergência Intertropical  (ZCIT) se afastou de litoral e se concentra mais sobre o oceano. A expectativa é que o fenômeno volte a se aproximar do Estado, entre os dias sete e oito, trazendo áreas de instabilidade com chuvas isoladas, em sua maioria no Norte do Estado.
Próximas chuvas
As previsões são de chuvas mais generalizadas, entre dos dias dez e onze, por conta de um Sistema Meteorológico atuando sob o estado da Bahia, o que pode gerar a instabilidade responsável pela formação de nuvens carregadas, acarretando chuva para a região Sul do Ceará (Cariri e Sertão dos Inhamuns). Ainda, segundo estudos da Funceme, as precipitações devem se seguir até o dia dezoito de fevereiro, com incidências para a Região Metropolitana de Fortaleza, Sul e Oeste do estado.
De acordo análise de Raul Fritz, meteorologista da Funceme, “ No momento, não há nenhum Sistema Meteorológico atuando, e essa pequena escassez é considerada normal para o período. Historicamente falando, a tendência é que as chuvas aumentem na segunda quinzena deste mês, que é considerado mês de transição, entre a pré estação e a estação principal das chuvas no Ceará. Com a proximidade do mês de março, a tendência é de aumento nas precipitações”, afirmou.
Previsão
As previsões meteorológicas dão conta que, entre a madrugada e manhã dessa segunda-feira,6, haverá nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e sul do estado. No decorrer do dia, o céu pode variar, entre parcialmente nublado e claro, em todas as regiões cearenses. Ao longo da terça-feira, 7, a tendência é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas no centro-norte do estado. Nas demais regiões, céu deverá estar parcialmente nublado.


Fonte:Diário do Nordeste

TV Portal