TV Portal

Dez municípios do interior do Ceará ganharão salas de cinema


  
Os moradores de Cedro contarão com um novo espaço para a cultura e lazer. O governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura, lançou na segunda-feira (06) o edital de licitação para a construção de um cinema padrão no município de Cedro. Serão construídas duas salas de cinema, uma com capacidade para 100 espectadores e a outra comportando 200 pessoas.

Além de Cedro, outros municípios como Aquiraz, Amontada, Crato, Crateús, Canindé, Itaitinga, Iguatu, São Benedito e Tauá receberão a construção das salas.

O objetivo dos cinemas é gerar novos espaços de exibição de filmes nos municípios, e de forma acessível beneficiar o público local. A ação faz parte da descentralização e democratização do acesso ao audiovisual viabilizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e pela Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Para o prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, esta é uma ação importantíssima para levar mais cultura e lazer à população cedrense. “Um espaço como este traz para as pessoas uma nova opção de lazer e de conhecimentos culturais, é uma importante iniciativa do Governo que conta com nosso total apoio”.

A obra tem o valor global estimado de R$ 2,4 milhões, com recursos orçamentários oriundos do Tesouro do Estado e Convênio Federal. As salas serão construídas ao lado do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e farão parte da infraestrutura de entretenimento do município.

De acordo com o secretário de Infraestrutura de Cedro, Antônio José Pitombeira, a construção das salas fortalecerá o gosto pelo audiovisual no município. “A nossa população terá um espaço para conhecer grandes obras audiovisuais do nosso país, trazendo mais cultura para todos os cedrenses”.

Fonte Diário do Nordeste