Após declarações do prefeito de Pedra Branca, APEOC divulga vídeo com nota de esclarecimento

A Comissão Municipal do Sindicato APEOC de Pedra Branca,   divulgou um vídeo com uma nota de esclarecimento, após   declarações do...

Fundação Raimundo Fagner apresenta concerto gratuito no Teatro da Ribeira dos Icós



Icó -  Um final de semana mergulhado na música instrumental, através de um concerto que pretende fazer um resgate e uma leitura histórica da música. 

A partir deste percurso, a Fundação Raimundo Fagner (FRF) irá apresentar gratuitamente, neste fim de semana, o Concerto de Música Ibero-Americana no Teatro Municipal da Ribeira dos Icós, na cidade de Icó , no Centro-Sul cearense, a partir das 19h.

A apresentação é resultado das ações desenvolvidas pelo Projeto de Formação e Difusão Artística da Fundação Raimundo Fagner e do premiado Programa Aprendendo com Arte, visando a inclusão sociocultural, além de sensibilização para a história da arte e suas linguagens, em especial a música. 

Partindo da Renascença até início do Século XIX, fazendo um passeio histórico nos períodos musicais, cruzando o Atlântico e atravessando os mares do tempo e da distância para apresentar uma viagem musical que se inicia em Portugal do século XVI e desembarca no Brasil do século XIX. 

SÉCULOS MUSICAIS - O repertório segue do período renascentista lusitano; dos pifes estridentes do nordeste colonial; ao batuque de negros que clamaram sua liberdade no fim do Romantismo. Entre os compositores, obras de António Carrera, Spix e Martius, Luís Álvares Pinto, entre outros. Uma bela mistura harmônica onde todos os educandos/artistas e envolvidos representam a figura de uma pátria formada de muitas cores e ritmos. 

O concerto apresenta em seu contexto uma correlação com os reinos renascentistas que correspondem hoje à nação Portuguesa. Revelam-se também elementos que ainda refletem em nossos costumes musicais, heranças que serão apresentadas em canções e peças instrumentais como villancetes, oratórios, ofícios religiosos, lundus, modinhas e a canção nacionalista.

FUNDAÇÃO RAIMUNDO FAGNER - A Fundação Social Raimundo Fagner foi criada em Abril de 2000 na cidade de Orós, numa parceria com a Fundação Banco do Brasil/Programa AABB Comunidade. 

Em 2003 inicia suas atividades no bairro do Parque Itamarati, na periferia de Fortaleza. Atualmente atende a um público formado por 400 crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos de idade.

As ações da FRF são desenvolvidas através do Projeto Aprendendo com Arte, que visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética através de oficinas nas diversas áreas artísticas, sendo a música o foco principal de suas ações.

Ao longo dos anos, o trabalho da fundação foi reconhecido com diversas premiações, como o Ponto de Cultura (2005); Prêmio Escola Viva (2007); Prêmio de apoio a pequenos eventos e Ponto de Valor, do Ministério da Cultura/PNUD (2009); Criança Esperança (2006), Prêmio Itau/Unicef - vencedor nacional (2009); Programa Escola Associada a UNESCO (2012); vencedor nacional do Prêmio ODM (2014).

REPERTÓRIO - 
Si Amores me han de Matar - Mateo Fuenllana 
Fantasia em Ré - Antonio Correra
Minina dos Olhos Verdes - Anônimo
Vend Suspirar – José de Anchieta
Um cuydado que mia vida tem
Lundum - colhido por Martius e Spix (sec. XVIII)
Matais de Incedios – Anônimo (Sec.XVIII)
Benedicta tu in mulieribus – Luís Alvares Pinto
Bendito e Louvado Seja - José Maurício Nunes Garcia
A saudade que no peito - Anônimo - (modinha sec. XVIII)
Nkosisikelê Africa/Sansa Kroma/Congoma- Canção Nacionalista

SERVIÇO:
Concerto de Música Ibero-Americana da Fundação Raimundo Fagner
Local: Teatro Municipal da Ribeira dos Icós
Dias: 03 e 04 de dezembro
Horário: 19h 
Classificação etária: Livre
Duração: 40 minutos
Entrada: gratuita (com restrição de lugares pelo limite de capacidade)

Informações: (85)32743726

Assessoria de Imprensa 

TV Portal