TV Portal

Estudantes da Escola Profissional de Pedra Branca participam de aula em campo no GeoPark Araripe

Fotos: Reprodução 

Estudantes do primeiro ano do curso de Técnico em Agronegócio da escola profissionalizante Antônio Rodrigues de Oliveira de Pedra Branca, visitaram durante esta sexta-feira (02), o GeoPark Araripe, na cidade do Crato.
Vinte e oito alunos estiveram em viagem técnica, o grupo foi coordenado pelas professoras Talitha Barros e Erika Nenes.
A viagem é uma aula em campo da disciplina de convivência com o semiárido e manejo de solo e água.
O objetivo é o conhecimento o perfil do solo da chapada do Araripe.
O grupo conheceu  primeiramente a sede do GeoPark com o geólogo Professor. Dr. Nivaldo, que explanou sobre a história e importância dos parques. 
Logo em seguida os estudantes visitaram o Geossítio Batateiras
Onde os alunos puderam visitar edificações do século XIX como uma casa de taipá, engenho movido a tração animal, entre outros.


Conheça 
Geopark Araripe se estende pela área de seis municípios cearenses: Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri totalizando 3.441 km², na região metropolitana do Cariri , apresentando grande patrimônio biológico, geológico e paleontológico.
Inicialmente constituía a Área de Proteção Ambiental Chapada do Araripe, criada em 1997, no planalto entre 700 e 900 metros de altura, localizado na divisa dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco. Esta região contém a principal jazida de fósseis cretáceos do Brasil e a maior concentração de vestígios de pterossauros do mundo, além de 20 ordens diferentes de insetos fossilizados, com idade estimada entre 70 milhões e 120 milhões de anos. Desde setembro de 2006, está integrado na Rede Mundial de Geoparques, reconhecido pela UNESCO como sede de patrimônio geológico e paleontológico importante. É o único geoparque das Américas.
Portal de Notícia CE