Pedra Branca - Voluntários vão ao lixão entregar vale cesta a catadores e se emocionam com a situação

Em cenas vistas somente em reportagens especiais de emissoras de TV, realizadas em grandes centros urbanos deste país, uma equipe de v...

Detran realiza credenciamento de empresas para monitoramento eletrônico das aulas de trânsito


O Detran colocará em prática, A partir do mês de março de 2017, um novo processo de fiscalização das aulas práticas de direção veicular nos centros de formação de condutores do Ceará. O novo formato está definido na Portaria nº 238-14 do Departamento Nacional de Trânsito - Denatran resolução 493/2014 do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, a ser praticado em todo o Brasil. Foi publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 2 de dezembro último, edital de credenciamento de empresas para operação do novo serviço.

Com o novo formato, além da biometria digital, as aulas de prática de direção veicular serão monitoradas por sistema de GPS acoplado aos veículos das auto-escolas, que trabalhará em conjunto com câmeras que capturam, de modo randômico, imagens do trajeto da aula, do instrutor e do candidato, garantindo a efetiva aplicação das aulas de direção aos pretendentes da CNH.

As imagens capturadas, a biometria e o mapa via GPS com trajeto da aula será transmitido em tempo real para central do Detran, através de internet móvel. Excepcionalmente, em localidades sem serviço de internet, o sistema armazena os dados e transmite em no máximo 24 horas através de rede fixa de internet. Apesar de eficiente, os mecanismos são relativamente simples, utilizando um aparelho celular com câmera dianteira e traseira que executa todas essas tarefas através de software específico e internet 3G.

Além dos mecanismos de segurança, o sistema emitirá, nos termos do art. 4º da Portaria 238 do Denatran, o relatório de avaliação eletrônico, no qual constará, obrigatoriamente: “I – identificação do aluno, do instrutor de trânsito e do Centro de Formação de Condutores; II – dados do veículo de aprendizagem, incluindo quilometragem inicial e final da aula e horário de início e término. III – identificação detalhada do percurso realizado pelo aluno em cada aula, incluindo o(s) horário(s); IV – detalhamento do comportamento do aluno; V – avaliação do conhecimento do aluno sobre as normas de circulação, conduta e das infrações estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro e Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito; VI – infrações de trânsito e faltas porventura cometidas durante o processo de aprendizagem, com identificação precisa dos dispositivos previstos no Código de Trânsito Brasileiro e na Resolução CONTRAN nº 168/04”.

No caso das aulas teóricas, ministradas em sala de aula, serão fiscalizadas por uma câmera de vídeo, com capacidade de realizar a contagem do número de alunos em sala de aula e confrontar com o número de candidatos com aula aberta no sistema do Detran pela aquela respectiva auto escola, naquele respectivo momento. Se houver a informação de mais alunos com aulas abertas do que as registradas na sala de aula pela câmera, o sistema automaticamente emite alerta de possível fraude para a central do Detran. A câmera possui a capacidade de diferenciar seres vivos de objetos inanimados.

GERÊNCIA DO NÚCLEO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO DO DETRAN-CE

TV Portal