TV Portal

Pedra Branca - Com apenas 0,06% o fim se aproxima para o Açude Trapiá



Para quem acompanhou a última sangria do açude Trapiá  na manhã do dia 20 de maio de 2011, nunca imaginou que  5 (cinco) anos depois estaríamos vendo o reservatório “completamente seco”.
Fotos: Vando Carlos
Na manhã deste sábado (11), nossa reportagem visitou o reservatório responsável pelo abastecimento de Pedra Branca.
Segundo dados da COGERH, hoje o açude está apenas com 0,06% de sua capacidade que é de 18 milhões m3
Confira no video 


Tem locais onde antes tinha mais de 30 metros de largura, hoje não atinge mais do que 4 (quatro), com profundidades que chega   no máximo 2 metros.

Pescadores estão aproveitando a pouca quantidade de água para pegar os peixes, isto de certa forma tem contribuído para evitar que os peixes morram, que atrapalharia a captação da água.

Uma equipe da COGERH se encontrava vistoriando o local.  Mas ninguém falou com nossa reportagem, pois segundo eles não tinham autorização.

Ações

Poço do Bairro  Santa Terezinha, com vasão de 9 mil l/h, abastecerá o Santa Terezinha e parte da Vila do Padre, através da rede do SAAE.

Ações estão sendo tomadas por parte da prefeitura de Pedra Branca, juntamente com a Defesa Civil do estado do Ceará e a Sohidra: (Superintendência de Obras Hidráulicas),  vários poços já foram perfurados e instalados, onde já se encontra atendendo a população.

Segundo a defesa civil as máquinas perfuratrizes, estão voltando para o município, dando continuidade os trabalhos de perfuração.

 

Já se encontra no município as 32 caixas d’águas,  da defesa civil que iram receber e distribuir água da operação carro-pipa urbano.

 

A equipe da SEDUMA está concluindo as montagens das bases que receberão as caixas d’águas nesta próxima semana, como nos informou Seu João Adonias diretor do SAAE.

2 comentários

Escrever comentários